quarta-feira, 20 de maio de 2015

Cores que estimulam a fome

Cores que estimulam a fome


Você sabia que as cores têm forte influência sobre as pessoas. Animam, relaxam, provocam emoções boas e más. Porem isso depende da personalidade de cada pessoa e da cultura em que ela convive. Imagine quatro fotografias de um mesmo prato. Toda a diferença está no fundo. Sobre o branco, parece uma refeição de hospital sem sal. O verde também corta a fome, porque chama mais a atenção que a própria comida. O violeta esfria o prato. Sobre o vermelho, porém, o filé parece suculento, os legumes mais saborosos.

Esse jogo de quatro pratos prova que cor não é só beleza desperta reações tanto emocionais quanto fisiológicas. Pode provocar apetite ou inapetência, sugerir ódio ou paixão, excitar ou relaxar. Quando se fica exposto a uma luz vermelha por certo tempo ou se permanece num ambiente onde essa cor predomina, o ritmo cardíaco aumenta, a respiração se acelera, o metabolismo é impulsionando. Com isso, as secreções glandulares aumentam, por isso a tendência a sentir fome. Não é à toa que as lanchonetes preferem os tons de vermelho, laranja e amarelo na decoração.

As cores são essenciais nos marketing e merchandising, pois a cor é uma realidade sensorial, segundo os estudos de psicologia, à qual não podemos fugir. Além de atuarem sobre a emotividade humana, as cores produzem uma sensação de movimento, uma dinâmica envolvente e compulsiva.

De acordo com as pesquisas, apresentamos abaixo algumas curiosidades com relação a combinação de cores e como eles funcionam.

Vermelho: É um estimulante de apetite. Em centenas de anos foi considerada a cor primária que se refere a sobrevivência básica: alimentação, vestuário, abrigo. Mostra uma imagem forte ao contrário de fadiga.

Branco: É excelente como cor de fundo, fazendo com que outras cores se tornem mais fortes e intensas. Passa uma imagem de limpeza e de ambiente esterilizado.

Laranja: É utilizado para uso interno e causa agitação nas pessoas, provocando a vontade de comer e correr – por exemplo, seria a cor adequada para restaurantes. 

Amarelo: É uma das cores mais utilizadas. Muitas pessoas utilizam o amarelo de maneira errada causando mais danos do que benefícios. Esta cor atrai os olhos e (em pequenas doses) estimulam os nervos. O uso do amarelo brilhante em grandes áreas aumenta os níveis de ansiedade em 45 segundos e também aumenta a pressão arterial rapidamente. É utilizado em áreas pequenas provocando as pessoas a tomarem decisões espontâneas e a comprarem por impulso.



Não é preciso citar quais são, mesmo porque os próprios logos falam por si, as maiores redes de "Fast Food" se utilizam das cores vermelho e amarelo. Assim como a maioria dos restaurantes e churrascarias, pequenas lanchonetes e pastelarias. Tudo isso para atrair mais clientes, pois essas cores trazem a sensação de fome.

A inovação

Algumas empresas já estão mudando este conceito de utilizarem cores quentes em "Fast Food", estão inovando com as cores frias, para disponibilizar ao cliente um ambiente mais confortável e com tranquilidade, um exemplo disso é o Mc dolnad's, com o projeto do estúdio Ippolito Fleitz Group, a rede Wienerwald, em Mônaco, ganhou novas cores. As cores dominantes foram inspiradas nas florestas, explicitada por decorações nas paredes e janelas. Madeira, couro e tecidos são os materiais que caracterizam a maior parte das áreas do restaurante.


15 comentários:

  1. Obrigado simples e eficaz a sua matéria

    ResponderExcluir
  2. Otima materia, vou seguir todas as dicas no meu comercio.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito, estou um pequeno comércio que era da minha cunhada, e dentro e rosa, agora sei bem quais cirec posso usar.obg!

    ResponderExcluir
  4. E for para um food truck de churros gourmet a cor mais atraente seria qual??

    ResponderExcluir
  5. As dicas são mesmo de ouro!
    Emílio Humberto, de Moçambique

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. adorei o seu design gráfico do seu blogger

    ResponderExcluir